- Av. das Tulipas, 710, Sapucaia, Contagem, MG
- (31) 3352-0134
- (31) 3352-0134
- ceipa@ceipa.com.br
O Colégio CEIPA foi fundado em 10 de maio de 2012 e denominado Centro de Educação Infantil Portas Abertas – ME, nome fantasia “Colégio CEIPA”, com a justificativa de receber de portas abertas aqueles que optarem em fazerem parte de uma escola com uma visão construtivista e sociointeracionista. Em 2022 completamos 10 anos de história e muitos sonhos ainda para se realizar.
O Colégio CEIPA está situado à Avenida das Tulipas, 710 A, Sapucaia I, Contagem – Minas Gerais.
Atende as modalidades da Educação Infantil com a Resolução SEDUC nº 041/2014 e parecer CMEC nº 089/2014 e na modalidade dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a resolução SEE 645/2014 e parecer CEE nº 375/2014.
Unindo o amor, o cuidado e o carinho pelas crianças e com a preocupação em capacitar e ensinar com qualidade é que o Colégio CEIPA – Centro de Educação Infantil “Portas Abertas” foi fundado.
O intuito é oferecer ensino de qualidade, com profissionais capacitados, onde se valoriza e se respeita a individualidade de cada aluno, e que visa à formação de cidadãos éticos que contribuam para o crescimento da sociedade.
Com esta proposta, o Colégio CEIPA pensou em espaços acolhedores, estrutura física adaptada e com planejamento pedagógico que prima pela qualidade, pois acredita que a sólida valorização do indivíduo começa com uma educação de excelência. Desde o Maternal até o 5º Ano são desenvolvidas as habilidades e critérios para um crescimento harmonioso dos aspectos sociais, emocionais e cognitivos, priorizando sempre a estabilidade da criança e sua interação ao meio social tendo como base as expectativas de aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental alinhadas a nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum).
Como parte desta filosofia, existe um grande respeito às características da faixa etária de cada aluno e aos estímulos trabalhados para aprimorar a sua criatividade, autonomia e aprendizado. De acordo com a necessidade de uma prática pedagógica coerente e que se assegure os direitos das crianças é que elaboramos e pensamos a escola como um espaço de interação e aprendizado significativo preocupado com cada fase da infância.
Dias e Faria (2005, p.69) afirmam que: “A metodologia adequada é aquela que promove a interação entre as crianças, que provoca curiosidade e o desejo de agir sobre o mundo e que possibilita a exploração dos espaços e dos objetos, levando em consideração suas necessidades de brincar, de conhecer o mundo e de se expressar por meio de diferentes linguagens.”
O Colégio CEIPA tem por sua concepção de educação uma visão construtivista-sócio-interacionista, que parte do pressuposto de que o indivíduo constrói o conhecimento na sua interação com o meio e com o outro, tendo aqui a clareza de que esse outro desempenhará um papel de extrema relevância no processo de aprendizagem.
Educar, socializar, estimular e cuidar são nossos propósitos fundamentais no trabalho com as crianças de 03 a 5 anos de idade. Temos a preocupação de proporcionar o desenvolvimento das capacidades infantis, tais como a socialização, a comunicação, a consciência do próprio corpo, a exploração dos ambientes e objetos, o estabelecimento das relações interpessoais, a construção da autonomia e a imersão no universo letrado.
Estimulamos as crianças a participarem do mundo que as rodeia, promovendo, assim, o acesso aos conhecimentos mais amplos da natureza e da realidade sociocultural. Criamos condições para que ocorram as aprendizagens das crianças, aprendizagens essas ligadas às áreas das linguagens (Artes Plásticas, Motricidade, Música, Artes Cênicas, Língua Nacional e Estrangeira), Conhecimento de Mundo ( natureza e Sociedade), Linguagem Matemática, Jogos e Brincadeiras.
Observa-se também, que as crianças participam de tudo de maneira muito singular e buscam entender suas vivências a partir de diferentes aproximações e explorações, construindo assim, hipóteses e ideias originais sobre o que desejam compreender.
A autonomia vai surgindo e a possibilidade de apreensão de conhecimentos mais sistemáticos e mais complexos vão aparecendo naturalmente. A escola tem um compromisso com seus alunos e famílias, como instituição responsável pelo acesso desses cidadãos aos saberes elaborados pela humanidade ao longo do tempo. No Ensino Fundamental, essas aprendizagens são fruto de ações planejadas criteriosamente, numa dinâmica em que, tanto a provocação por parte dos adultos quanto o olhar atento das próprias crianças mantêm acesa a busca por respostas, o que é próprio do aprender.
Além disso, a vivência da diversidade, em toda a sua amplitude, confere complexidade e beleza para a dinâmica instituída e permite que crianças e adultos construam uma relação baseada em respeito, liberdade de expressão, trocas, responsabilidade e dignidade. Pensando a escola como uma instituição que não pode ficar isolada, procuramos manter a permeabilidade entre o espaço escolar e o mundo. Construímos, portanto,
práticas que incentivam o protagonismo dos sujeitos envolvidos, fomentam a criticidade e o debate, promovem a pesquisa e o desejo de saber.Nos dias de hoje, com tantas atribuições, preocupações e corre-corre inesperados, muitas vezes disponibilizamos de um período reduzido para os nossos filhos. O pouco tempo que dispomos em casa, passa a ser de qualidade e não quantidade e destinado ao afeto, integração, para alguns ritos importantes e uma boa conversa. Manter então os filhos na escola em um período maior (contraturno) passou ser uma necessidade. Além do cuidado, segurança e carinho, o período integral oferece benefícios para a formação do aluno:
Diversidade de atividades – Socialização – Tranquilidade das famílias – Viabiliza e incentiva o brincar – Promove o lazer e cultura com atividades pedagógicas – Investe adequadamente o tempo através da rotina – Incentiva e fortalece os hábitos de higiene pessoal – Autonomia – Auxílio nutricional com a ajuda dos pares – Orientação nos estudos e tarefas e aumenta o rendimento escolar
O seguro de proteção escolar TOKIO MARINE é um seguro de acidentes pessoais destinado aos alunos da escola, caso se acidentem e precisem de apoio, 24h, dentro e fora da escola.
O Projeto Cuidar nasceu da necessidade de amparar crianças e adolescentes
em idade escolar com base ao Estatuto da Criança e Adolescente ( ECA),
apoiando as demandas socioemocionais, familiares, educacionais, culturais,
ambientais , lazer e saúde.
O Projeto oferece aos sábados atividades extracurriculares (dança, música,
futebol e oficinas) além de acompanhamento multidisciplinar (psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutricionista) e palestras.